top of page
Foto do escritorErick Henrique

Equidna, a mamãe monstruosa!

Por: Erick Henrique, Diretor do Acampamento e Conselheiro do C3


Hey, campistas!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!


Hoje, vamos conhecer a progenitora da maioria dos monstros da mitologia grega.


O mito de Equidna, a mãe dos monstros, também faz parte da mitologia grega e é uma figura intrigante. Ela é frequentemente descrita como uma criatura monstruosa e uma descendente direta do caos primordial. Aqui está a história de Equidna:


Equidna era filha de dois seres primordiais, Crisaor (também conhecido como Ceto) e Forcis (também chamado de Fórcis), que eram personificações do mar profundo e das tempestades. Devido a sua origem, Equidna era considerada uma criatura monstruosa desde o nascimento.


Equidna era descrita como uma mulher da cintura para cima, mas da cintura para baixo, seu corpo se assemelhava ao de uma serpente gigante. Ela também tinha características monstruosas, como asas de dragão e uma aparência aterrorizante.


O aspecto mais notório de Equidna é que ela era a mãe de uma série de criaturas monstruosas e assustadoras que aterrorizaram a mitologia grega. Alguns de seus filhos incluíam:


- Ortros: Um cão de duas cabeças que guardava os rebanhos de Gerião, um dos doze trabalhos de Hércules foi derrotar Ortros.

- Cérbero: O cão de três cabeças que guardava a entrada do submundo e impedia a saída dos mortos.


- A Esfinge: Um ser com cabeça de humano, corpo de leão e asas de águia, que fazia enigmas aos viajantes e os matava se não conseguissem respondê-los.


- Quimera: Uma criatura com a cabeça de um leão, o corpo de uma cabra e a cauda de uma serpente.


- As Harpias: Seres alados com rostos de mulheres e garras afiadas, que roubavam comida e castigavam os que tentavam impedi-las.


Muitos dos filhos monstruosos de Equidna entraram em conflito com heróis gregos, como Hércules e Teseu, que os enfrentaram em suas jornadas épicas.


Equidna é uma figura interessante na mitologia grega, pois personifica a natureza selvagem e a ameaça constante que os heróis tinham que enfrentar em suas aventuras. Ela é um exemplo da complexidade do panteão mitológico grego, que inclui tanto deuses poderosos como criaturas monstruosas.


Se você estiver com dúvida sobre a origem de algum monstro da mitologia grega, pode ser que seja filho dela...


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page