Hera, esposa de Zeus, desprezou Hércules desde o dia em que ele nasceu. Após ter convocado duas bruxas para impedir seu nascimento, ela enviou duas cobras para matar a criança no berço. Mas o artifício não funcionou, pois o forte bebê conseguiu estrangular as cobras e se defender. Megara foi a primeira esposa de Hércules, e o casal teve três filhos. Mas a poderosa Hera atormentou seu enteado com uma crise de raiva, que o fez matar a esposa e as crianças. Passado o encanto, Hércules ficou desesperado. Decidiu procurar o rei Euristeu, que o obrigou a executar os doze trabalhos para ser perdoado.
Os doze trabalhos:
- Matar o leão de Neméia.
- Matar a hidra de Lerna.
- Apanhar a corça de Gerínia com os chifres de ouro e as patas de bronze.
- Capturar o gigantesco javali que destruía a região de Erimanto.
- Limpar as estrebarias de Augias.
- Liquidar com as ferozes aves do lago Estinfale.
- Capturar o touro selvagem que devastava as montanhas de Creta.
- Domar as éguas de Diomedes.
- Pegar o cinto de ouro da rainha Hipólita, no país das Amazonas.
- Capturar os bois selvagens de Gerião, um gigante de três cabeças.
- Conseguir algumas maçãs douradas que vinham sendo mantidas sob a guarda das filhas do gigante Atlas e da ninfas Hespérides, além de um dragão de 100 cabeças.
- Descer ao sombrio reino de Hades e trazer de lá o famoso Cérbero.
A história com Deianira, sua segunda esposa, também acabou em morte. Enganada pelo centauro Nessus, ela entregou uma camisa envenenada ao marido e insistiu para que ele a usasse. Colocando a roupa, sua pele começou a coçar e queimar, e o próprio Hércules construiu uma pira para que morresse rapidamente. Crivada pela culpa, Deianira suicidou-se.
Texto original: Vários autores.
Adaptação: J.C.
Arte: Autor desconhecido.
Comments